Foto: Maria Duarte

Foto: Marco Weyne

Ensaio Aberto

A ocupação cultural do músico carioca no Parque da Cidade, na Gávea, marcou a reabertura da cena cultural da cidade pós-pandemia, reunindo milhares de pessoas ao longo de mais de 2 anos.

O evento acolheu lançamentos de livros como Nara – 1964, de Hugo Sukman, e Dona Ivone Lara: Sorriso Negro, de Mila Burns, da série Livro do Disco, Editora Cobogó, e a inauguração da exposição Mancha de Dendê não sai, em homenagem a Moraes Moreira. Nomes como Moacyr Luz, Abel Silva, Zé Renato, Teresa Cristina, Bem Gil, Moreno Veloso, Alfredo Del-Penho e João Cavalcanti marcaram presença com canjas memoráveis.

A ocupação promoveu a redescoberta do Parque da Cidade, após mais de uma década fechado ao público e reposicionou o Museu como importante equipamento da cidade. Além da relevância cultural e artística do projeto, que inaugurou um novo momento na trajetória do músico, assumindo o violão como seu instrumento, a série de shows apresentados como "ensaio aberto" mudou a geografia do bairro da Gávea.

um marco importante na retomada cultural do rio", que "firma na gente o sentimento de pertencimento. nos liga outra vez ao nosso território. a rua é nossa novamente. aos poucos, vacinadxs, de máscara e com respeito, vamos nos reencontrando com ela e com tantas pessoas que, quando a gente olha no olho, chora”.

— Maria Fortuna

Foto: Gui Maia

Forró da Gávea

O Forró da Gávea une a sonoridade tradicional dos trios de forró a uma levada mais moderna, alinhada ao jazz brasileiro, com improvisos e acordes sofisticados. O coletivo, criado em 2018 por Pedro Miranda, é formado pelos músicos Durval Pereira (zabumba), Rafael dos Anjos violão, Pedro Aune (baixo) e Rodrigo Ramalho (sanfona). O grupo, que embalou o Arraiá do Museu do Pontal em 2022 com Lia de Itamaracá e em 2023 com Anastácia, está em cartaz no clube Manouche / Casa Camolese desde janeiro de 2023 com programação regular.

Agenda

Foto: Marden Matos